terça-feira, 15 de julho de 2014

Efeitos - Mudança de Apetite

Geralmente ocorre a perda de apetite durante o tratamento com quimioterapia, e isso pode estar relacionado às náuseas e vômitos, mucosite, diarréia e constipação intestinal, ou mesmo ao efeito direto da quimioterapia.
Alguns pacientes experimentam a sensação de mudanças no gosto e cheiro da comida, dificultando a ingestão alimentar. Isso aconteceu comigo, e é bastante comum.

O que fazer:
  • Pequenas e várias refeições ao invés de três grandes refeições. Preferir comidas e bebidas com muita caloria, porque realmente não vai conseguir fazer suas refeições regularmente, por isso optar por alimentos que garantam maior energia.
  • Preferir talheres de plástico – alguns quimioterápicos podem proporcionar a sensação de “choque” quando o paciente toca em algo gelado (como metal). Outros quimioterápicos podem deixar um gosto metálico na boca – os talheres de plástico diminuem ambas as sensações. 
  • Alimentos úmidos e macios são mais fáceis de mastigar e engolir.

Um conselho da nutricionista que me acompanhou no período: " Encare o alimento como remédio, é uma parte muito importante do tratamento, ou seja,é preciso se alimentar, mesmo sem vontade e com restrições.
E lembre-se: VAI PASSAR! PODE ACREDITAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário