domingo, 29 de junho de 2014

Efeitos Quimioterapia - Alteração da Mucosa Oral (Aftas)

Esse é um efeito muito comum nos tratamentos com quimioterapia vermelha. Podendo ser observada a alteração da mucosa oral ou a mucosite, que na prática se resumem em incômodos constantes na boca, pequenas, feridas, ardência, aftas, que em alguns casos atrapalham e muito inclusive na alimentação. Essas alterações geralmente tem inicio logo após a primeira aplicação da quimio e tem seu pico no sétimo dia. Pode variar de dor na boca até erosão grave da mucosa oral, com incapacidade para comer e beber. 


Prevenção:

1)Exame da cavidade oral com tratamento de cáries, tratamento de doença periodontal crônica - Antes de iniciar as sessões de quimio é muuuuito importante procurar um dentista e do fazer o necessário, inclusive uma boa limpeza, já que durante o tratamento não é indicado o tratamento dental. Isso vai ajudar a prevenir algumas infecções.
2) Melhor higiene oral (remover próteses) - Fazer boas escovações, após as principais refeições.


Manejo e Tratamento:

A dor na boca pode ser aliviada com alimentos gelados – picolés e sorvetes. Deve-se preferir comidas que podem ser ingeridas à temperatura ambiente. Evitar comidas apimentadas, salgadas, cítricas.

A mucosite pode predispor a infecções bacterianas, virais e fúngicas. O tratamento é de suporte, visando controlar os sintomas e/ou as infecções estabelecidas.

A dieta deve ser preferencialmente de alimentos que requerem pouca mastigação, não salgados ou ácidos.

Receita de Sopa Fria
Abobrinha e Suco de Tomate
Ingredientes:
1 xic de chá de tomate picadinho sem pele
1 abobrinha pequena, crua, cortada em rodelas
1 colher de sopa de azeite
1 colher chá de sal

Modo de Fazer:
bata tudo no liquidificador. Leve ao fogo para cozinhar por cinco minutos. espere esfriar. Se gostar acrescente cebola, cebolinha um pouquinho de tomate picadinho, mais um fio de azeite. 
E bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário