quinta-feira, 5 de junho de 2014

Bruges

Como Junho inspira romance... , achei legal falar de lugares que instigam todos os sentidos e nos deixam por si só nas nuvens, exalando amor. Ao falar disso todos vão lembrar de Paris, Veneza, Campos do Jordão... mas hoje eu vou falar de um lugar tão lindo quanto todos esses ai, porém nem tão lembrando. Estou falando de Bruges na Bélgica!
Para ser bem sincera eu nunca tinha ouvido falar dessa cidade encantadora até 2009, quando fomos lá meio de gaiato. Estávamos na Holanda, e nossos anfitriões, brasileiros que moram lá há muitos anos, sugeriram, planejaram e nos conduziram a Bruges!!! Que surpresa incrível quando chegamos naquela cidade de contos de fadas!!!


Bruges é uma cidadezinha - amo cidadezinhas - medieval no nordeste da Bélgica, com muitos canais por onde os turistas podem passear e apreciar a bela paisagem ao redor.





Entre as principais atrações  no centro da cidade com sua linda arquitetura medieval, está a Praça Central onde é comum ver lindas carruagens e cavalos mais vistosos ainda a disposição de quem quiser arriscar o mico?! Nesta Praça encontramos o Campanário de Bruges - Patrimônio da Humanidade.




A Torre alta é o Campanário

Uma atração bem bacana para se visitar é a Igreja Nossa de Senhora, entrar nela para conhecer a escultura da Virgem Maria com criança (Madonna with child) de autoria de Michelângelo. É considerado do Patrimônio da Humanidade. Dizem ser a única escultura do artista a deixar a Itália enquanto o artista era vivo. Comprada por um patrono rico da cidade, ela foi e voltou ao longo do tempo, conforme guerras e invasões aconteciam, mas hoje está lá, pra qualquer um admirar. 


Imperdível também é Bejinhof e o Lago do Amor:
Achou dois Patrimônios da Humanidade numa cidadezinha desse tamanho pouco? Tem mais um, um dos Jardins das Beguinas de Flandres . As Beguinas eram mulheres que queriam viver uma vida retirada e dedicada à Deus, mas sem se ordenarem formalmente. Elas formavam comunidades, casinhas protegidas por um muro e voltadas pra um jardim central, onde em geral havia uma igreja.
Alguns destes jardins sobrevivem até hoje. O Begijnhof de é um deles. Ali fica o Lago do Amor, o motivo do nome não se sabe, mas é lindo e inspirador.


Begijnhof





E assim conhecemos e nos encantamos com Bruges, essa cidade que me lembra o amor, onde passei minha Lua de Mel, de onde guardo muitas lembranças boas de uma vida que a gente quer para gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário