quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nelson Mandela

Estranho desenvolver simpatia e um grande querer bem  por pessoas que nem conhecemos direito, que estão tão longe de nós...
Hoje estou aqui fazendo uma justa homenagem a um dos homens que mais admiro e tenho um nó em minha garganta e lágrimas em meu olhar. Não é nenhuma hipocrisia  nem ao menos exagero... é respeito e saudosismo por saber que deixa esse mundo uma pessoa tão simples e ao mesmo tempo tão sabia, que deixou ao mundo seu exemplo de Amor.
Nelson Mandela, Madiba, como era conhecido  na África do Sul, foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 1993. Faleceu hoje aos 95 anos de idade com um Prêmio Nobel da Paz.
Vou deixar um dos poemas mais lindos que tive a oportunidade de conhecer e que o ajudou  a vencer os 27 anos de prisão, dando-o forças para seguir em frente:



INVICTUS
Do avesso desta noite que me cobre
Preta como a cova do ínicio ao fim
Eu agradeço por quisquer Deuses que existam
Por minha alma inconquistável

Na garra cruel desta circusntância
Não estremeci, nem gritei em voz alta
Sob a pancada do acaso
Minha cabeça está ensanguentada, mas não tombada.

Além deste lugar de ira e lágrimas
Avulto apenas o horror das sombras
E apesar da ameaça dos anos
Encontra-me e me encontrará destemido

Não importa quão estreiro é o portal
Quão carregada de punições a lista
Sou o mestre do meu destino
Sou o capitão da minha alma.

(Willian Ernest Henley)



"Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável."
Nelson Mandela

Nenhum comentário:

Postar um comentário