sábado, 8 de novembro de 2014

Bacalhau com Purê Perfumando com Alho

BACALHAU SIMPLIFICADO MAS NADA SIMPLÓRIO 

"Chique e despretensioso, esse bacalhau comprova que até as coisas mais simples podem surpreender: o purê de batatas tão trivial ganha o perfume delicioso do alho assado e vira um acompanhamento inusitado para o luxuoso peixe."  Rita Lobo.


2 lombos de bacalhau dessalgados congelados
1 1/2 xícara (chá) de leite
3 cabeças de alho
1/4 de xícara (chá) de azeite
4 batatas médias
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de Preparo

1. Na véspera, transfira as postas de bacalhau do congelador para a geladeira. É sempre melhor descongelar no dia anterior.

2. Lave as postas de bacalhau em água corrente. Corte a pontinha de cada cabeça de alho.

3. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Numa assadeira média, coloque as cabeças de alho e deixe no forno enquanto ele aquece.

4. Numa panela grande, junte o leite e as postas de bacalhau. Leve ao fogo médio e, quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire o bacalhau e reserve o leite.

5. Enquanto isso, prepare o purê: descasque e corte as batatas em pedaços médios e leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Quando ferver, deixe cozinhar por 20 minutos.

6. Transfira as postas para a assadeira com as cabeças de alho. Regue com azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino e volte a assadeira ao forno por mais 30 minutos.

7. Escorra a água e passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, na mesma panela.

8. Retire 1 cabeça de alho do forno, solte os dentes e pressione cada um com uma colher para extrair a polpa. Passe os dentes descascados pelo espremedor da batata e junte na mesma panela.

9. Aqueça o leite reservado e adicione à mistura de batata e alho, passando pela peneira. Acrescente a manteiga, tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada. Leve à panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente, até o purê começar a borbulhar.

10. Retire o bacalhau do forno e sirva sobre o purê com mais uma cabeça de alho assado. Se quiser, tempere com mais uma pitada de pimenta-do-reino.