quinta-feira, 8 de maio de 2014

Frango na Laranja e Purê de Batatas

Para a Mamãe com Amor:
Que tal preparar um almoço delicioso para a sua mãe? Ela merece né não?
Essa semana testei uma receita da Rita Lobo, que ela apresentou no seu programa da GNT Cozinha Prática.
Meu marido e eu super aprovamos. A receita parece simples mas o sabor é maravilhoso , é fácil de fazer e o tempo de preparo é bem pequenininho. Sem cotar que vai ser difícil não agradar alguém com esse prato!
Desperte a chefe de cozinha que existe dentro de você!!

Peito de Frango com Laranja e Purê de Batatas
Serve 4 pessoas

Como fazer o frango e o molho:
Ingredientes:
4 filés de peito de frango
2 xícaras (chá) de suco de laranja
¼ de xícara (chá) de azeite
1 dente de alho
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ramo de alecrim fresco
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
Azeite para untar

Truque culinário: marinar o peito de frango na laranja

Modo de preparo:
Sob água corrente, lave os filés de frango. Aproveite para descascar e amassar o dente de alho. Para fazer a marinada, esprema apenas 1 xícara de suco de laranja (a outra será usada mais para frente) e transfira para uma tigela grande, passando pela peneira. Misture com  ¼ de xícara (chá) de azeite e o dente de alho (descascado e amassado). Mergulhe os filés de frango, tampe com o prato e deixe marinar por 20 a 30 minutos, em temperatura ambiente. Se quiser deixar mais tempo, leve à geladeira. Sugestão da Rita Lobo: não use filezinho de frango e sim o filé, que nada mais é do que a metade de um peito inteiro




Como fazer o purê de batatas:
Ingredientes:
1 kg de batatas 
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
noz-moscada ralada a gosto
100 g de manteiga gelada 
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:
Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios. Coloque imediatamente numa panela com bastante água fria para que elas não oxidem e escureçam. Acrescente um pouco de sal à água e leve a panela, com a batata, ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias. Espete com um garfo para verificar o ponto e desligue o fogo em seguida. 

Escorra a água e deixe as batatas no escorredor por uns minutinhos. Enquanto isso, coloque o leite numa panelinha e leve ao fogo baixo para aquecer um pouco, mas não é preciso deixar ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, voltando para a mesma panela. Junte as 2 colheres (sopa) de manteiga e o leite quente à batata espremida.

Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma boa pitada de noz-moscada. Misture muito bem.O purê está pronto, mas se quiser um purê extra cremoso, corte 100g de manteiga gelada em cubinhos e bata com o purê quente na batedeira. Desligue a batedeira e retorne o purê à panela. Aqueça antes de servir com o peito de frango.

Eu servi junto com o frango e o purê cebolinhas assadas e a combinação ficou show!!!! As cebolas ficam docinhas e macias...

Descasque meio quilo de cebolas pequenininhas, divida - as ao meio, coloque num refratário untado com azeite, salpique sal e pimenta do reino moída na hora, regue com azeite e shoyo, leve para assar por quarenta minutos. Tem que chacoalhar o refratário de vez em quando para que elas assem por igual




Sobremesa
Pudim de Leite condensado - O MELHOR DO MUNDO 
Eu realmente não sei explicar minha paixão por esse doce, é de comer de olhos fechados, curtindo cada nota de sabor..... hummmm. Bom demais!!!

Ingredientes                                                                       Calda
1 lata de leite condensado                                                    1 xícara de açúcar
1 lata de leite de vaca                                                          1/3 de xíc de chá de água
4 ovos inteiros

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador. Coloque numa forma untada com açúcar queimado e leve ao banho maria por mais ou menos quarenta minutos.
Para a calda basta derreter o açúcar  numa frigideira, quando virar caramelo, junte a água e mexa até incorporar ao açúcar e ficar no ponto.

E amanhã tem dicas para deixar a mesa do almoço linda, digna da mãezinha querida!
Não perca!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário