domingo, 4 de maio de 2014

Freedom

Hoje é dia de comemorar! Porque comemorar as conquistas é sempre bom e merecido, e ajuda a seguir em frente! Como disse no post de ontem, hoje faz um ano que parei de fumar!!!! Uhhuuuuu!!! e isso é muito bom!!! Eu realmente acreditava que seria muito difícil não cair em tentação, mas consegui porque o motivo que eu tinha era maior que minha vontade momentânea. Hoje posso dizer que não me incomodo mais em ficar perto de alguém fumando, não sinto mais vontade dar um trago. Aliás, incomoda sim: acho o cheiro ruim e a fumaça desagradável... Quem diria...



Liberdade! Essa é  a palavra, passei a me sentir mais livre, e não é vã filosofia não, vou dar alguns exemplos:  vou a restaurantes, shoppings, casamentos e festas em geral, com ambientes fechados  muito mais tranquila, já que  não tenho que ir para o meio da rua, no frio, para a área de fumantes , posso beijar a vontade sem me preocupar com bafinho de cigarro, que vamos combinar não é o melhor cheiro do mundo..., chego em casa bem mais cheirosinha depois de uma noitada, não corro mais o risco de ter que ir parar na PQP atrás de um maço de cigarro num momento de desespero, ah e também não preciso ficar preocupada em me esconder de algumas pessoas que não podem me ver fumando, já que agora ninguém vai ver mesmo... Enfim, é muito bom e super gratificante  saber que a gente pode mudar de hábitos e ser feliz, muito feliz com isso. Essa era uma questão que pairava minha mente:é possível ser feliz abrindo mão de algo que me traz prazer? E a resposta é um SIIIIM, bem grande, porque a gente descobre que ser dono do próprio nariz, assumir o controle da nossa vida é o que traz felicidade realmente. Tenho muito que melhorar ainda, mas esse passo foi importante para eu ter certeza de que posso experimentar novos sabores, e estou muito disposta a isso! Que venham os novos hábitos rumo a uma nova vida, mais saudável, mais
feliz e repleta de novos prazeres!!!


O que acontece ao parar de fumar:

- após 20 minutos: Pressão arterial e freqüência cardíaca normalizam
- após 2 horas: Não há mais nicotina na circulação sanguínea
- 8 horas: Aumenta o nível de oxigênio no sangue
- 48 horas: Melhora a sensibilidade do paladar e do olfato
- 72 horas: Respirar torna-se mais fácil
- 2 semanas a 3 meses: Melhora a circulação e caminhar fica mais fácil
- 1 a 9 meses: Diminuição da tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar
- 1 ano sem fumar – O risco de doença coronariana cai para a metade
- 5 anos sem fumar – A possibilidade de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade, assim como o risco de câncer de boca, garganta e esôfago.
- 10 a 15 anos sem fumar – A morte por câncer de pulmão e risco de um infarto do coração torna-se similar a dos não-fumantes.
É claro que para pessoas que já tenham doenças associadas ao uso do cigarro a coisa é um pouco diferente, o problema já está lá, mas de qualquer forma ao parar você evita a progressão da doença, vive com mais qualidade e isto faz uma enorme diferença.
Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário