quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Risoto de Beterraba

Olá,  hoje vou dividir com vocês uma receita muito boa que testei essa semana, o risoto de beterraba.Quem pensa em torcer o nariz não sabe o que está perdendo. Além de lindo e sedutor, afinal a cor é super atraente, o prato é mesmo uma delícia, só experimentando. É uma ótima pedida para um jantarzinho a dois! Você vai surpreender os sentidos do seu amor, é só escolher um vinho para acompanhar e aproveitar!

Antes de tudo a gente prepara o caldo que vai regar o risoto.
Para o caldo:

2 beterrabas
1 cebola roxa
1 cenoura
1 talo de salsão
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
1 llitro de água 

Modo de Preparo

1. Lave bem os legumes em água corrente. Descasque as beterrabas, a cebola e a cenoura. Corte o salsão ao meio, a cenoura em 3 pedaços e a cebola em 4 partes - é importante deixar os legumes em pedaços maiores para ficar mais fácil de retirar quando o caldo estiver pronto.

2. Numa tábua, corte a beterraba em cubos de 1 cm: comece cortando em fatias de 1 cm, depois em tiras e as tiras, em cubos.

3. Numa panela, junte os legumes, a água, a folha de louro e os cravos-da-índia. Leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos.

4. Com uma pinça de cozinha, retire e descarte os pedaços de cenoura, cebola e salsão. Passe o caldo pela peneira e volte à panela. Reserve 2 colheres (sopa) da beterraba em cubinhos e use o restante em outra preparação.


PARA O RISOTO


Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz para risoto
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola roxa
1/4 xícara (chá) de vinho tinto
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
100 g de queijo minas 

1 pitada de açúcar
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Corte o queijo de minas em cubos de cerca de 1 cm. Reserve.


2. Descasque e pique fino a cebola.

3. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com sal e uma pitada generosa de açúcar. Abaixe o fogo e refogue até murchar.


4. Aumente o fogo, junte o arroz e mexa bem por 1 minuto. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Lembre-se de que o caldo não leva sal.

5. Coloque o vinho e mexa vigorosamente até evaporar.

6. Adicione uma concha do caldo de beterraba e mexa bem até secar. Repita o processo até o risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no meio, al dente. Se ainda não estiver no ponto, adicione mais caldo. Na última adição, não deixe secar completamente %u2014 o risoto deve ficar bem úmido.

7. Misture o parmesão e a manteiga. Verifique o sabor e, se precisar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.


8. Divida o risoto em dois pratos. No centro de cada um, coloque uma colherada da beterraba em cubos reservada, a metade do queijo de minas, folhas de hortelã (opcional) e regue com azeite. 


E aí é só correr para o abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário