terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vaticano - Roma



" Hoje tive a felicidade de ver de perto quadros, esculturas e histórias de meus artistas preferidos! Donos da mais carismática, amorosa e fascinante história de todos os tempos.
Deus; Maria; Jesus Cristo; Pedro; o apóstolo mais amado por Jesus Cristo e dono das chaves do céu, primeiro papa da igreja católica onde em 322 D.C. começou a ser construída o que é hoje o maior de todos os templos de peregrinação e adoração, a Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, Imaculada Conceição; madrinha de minha esposa Luciana Conceição de Cerqueira Jorge por ter nascido no dia de seu aniversário, dia 8 de dezembro, Michelangelo de Buonarroti; Raphael; Leonardo da Vinci e muitos outros!
Mais um sonho realizado,
à moda romana!"

O texto acima é do meu amado marido, é um relato emocionado e resumido da sua passagem pelo Vaticano. Porque todos que passam por aqui, de alguma forma não saem ilesos.


Pisar nesse local sagrado, para mim é estar imersa num turbilhão de emoções!
A todo instante minha infância vem à mente, lembranças tão puras e boas da minha catequista Celina que junto com meus pais e avós transmitiram para mim a fé e os fundamentos da Igreja Católica. Lembranças de uma época em que eu ainda não questionava os feitos e estragos reais causados pela  Igreja Católica no mundo, por não conhecer inda os panos de fundo da História.
Hoje estando aqui pude definir enfim, que verdadeiramente meus alicerces católicos não foram abalados, nem tão pouco meu respeito e admiração pelos homens que souberam construir esse império. 
Muito mais que chefe de estado, nosso Papa é o sucessor de Pedro, ponto.



Vamos a parte prática: A Cidade do Vaticano contempla o Museu do Vaticano: riquíssimo! Possui um acervo com numerosas obras de arte, de célebres artistas de todos os tempos e lugares, você pode ficar ali o dia todo e não se cansar de admirar. Particularmente fiquei extasiada com a Sala dos Mapas (simplesmente a arquitetura mais linda que pude ver em minha vida) e com a Sala em Homenagem à Imaculada Conceição, essas me deixou tão emocionada, que as lágrimas foram inevitáveis.  É que quando nasci fui consagrada a Nossa Senhora Conceição e em homenagem e agradecimento a Ela, carrego comigo o Seu nome - Luciana "Conceição" - com muito orgulho, pois indiscutivelmente sou uma pessoa muito abençoada! Nasci em 8 de Dezembro dia da Proclamação do Dogma de Imaculada Conceição.




 Sem falar, obviamente na capela Sistina, a mais esperada, a mais cobiçada, a mais emocionante! "No Pictures, No Flashes!!! Just Life!" Geeeente!!?? Como é que o homem pode ser capaz de produzir coisas assim, tão grandiosas, tão magnificas, tão poéticas? Me faltam palavras!


A segunda parte é a Basílica de São Pedro, de são realizadas as audiências Papais e as missas são celebradas. A longa fila intimida de início mas não faz com que os turistas, peregrinos e afins desistam dela. E para falara a verdade flui super bem, nenhuma espera demasiada. Igualmente linda, e capaz de despertar em mim os melhores sentimentos e desejos.



Estátua de São Pedro, pé direito sem as marcas dos dedos, devidos aos beijos dos fiéis no decorrer de séculos de visitação.

Uma história curiosa que o Franco me contou é que a Basílica é o maior centro de peregrinação católica e religiosa do mundo, prova disso é o piso desgastado pelo números de pessoas que pisaram ali e que um dos pés da estátua de Pedro está completamente liso, as formas foram desgastadas pelos beijos dos fiéis durante séculos de peregrinação. Hoje ela não está mais acessível para o contato, está protegida por uma grade.
Pietá de Michelângelo, o artista tinha apenas 25 anos quando a criou. 
Baldaquino - 1624, dossel barroco de Benini fica sobre o altar papal, uma placa de mármore da qual só o papa pode celebrar missas. O altar ergue-se sobre o túmulo de São Pedro.


Os ossos de Pedro se encontram debaixo desse dossel esculpido por Belinini, no sub térreo, nesse local somente o Papa está autorizado a pisar.




E foi um dia inesquecível,  mais um grande dia que vai ficar na história. Obrigada meu amor pela visita
perfeita, pelo carinho e cuidado, o dia foi MARAVILHOSO!

Momentos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário