sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Carne Louca Desfiada


Servida fria, esta receita multiuso de carne de músculo bovino serve de aperitivo, sobre torradas, de entradinha, em tigelinhas individuais, ou como refeição completa, servida como uma rica salada. 

 RENDE 6 PORÇÕES
Como fazer o músuculo bovino:
Ingredientes:
1kg de músculo traseiro
1,5l de água
1 cenoura
1 cebola
1 talo de salsão com as folhas
2 folhas de louro
2 cravos-da-índia
1 canela em rama

Modo de preparo:
Sob água corrente, lave bem o talo de salsão e a cenoura. Numa tábua, corte-os em 3 partes; divida a cebola ao meio, no sentido do comprimento e, em cada parte, coloque 1 folha de louro presa por 1 cravo-da-índia. Na panela de pressão, coloque o músculo, a cenoura, o salsão, a cebola em metades com o louro, a canela em rama e adicione a água. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue. 

Se quiser acelerar o processo e tirar a pressão, levante a válvula com a ajuda de um garfo. Quando o vapor terminar, abra a panela e retire a carne. Coe o caldo e guarde para futuras preparações (como, por exemplo, o beef tea). Reserve apenas 2 colheres (sopa) do caldo para incrementar o molho da salada. Com as mãos ou usando um garfo e uma faca, desfie todo o músculo cozido, tomando cuidado para não se queimar. Para facilitar, é importante que esta etapa seja feita com a carne ainda morna, pois fica bem macia. Transfira para uma tigela grande e reserve.


Como fazer o molho da salada:
Ingredientes:
¼ de xícara (chá) de vinagre
2/3 de xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) do caldo da carne
sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo:
Numa tigela média, junte o vinagre, o azeite e o caldo da carne. Misture bem usando um batedor de arame ou um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino. 

Para a montagem:
Ingredientes:
2 tomates grandes e maduros
1 cebola roxa
1/2 pimentão verde Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Folhas de salsinha ou de coentro (a gosto)


Modo de preparo:
Numa tábua, corte os tomates em metades (no sentido horizontal) e retire as sementes com o dedão. Pressione uma das metades contra a tábua, com a pele para baixo, até ficar plana. Corte em tiras e as tiras, em cubos. Pique o pimentão em cubinhos. Agora, pique a cebola roxa em cortes bem finos. 

Na tigela com a carne desfiada reservada, junte o molho, os tomates, o pimentão   e a cebola roxa picada. Misture bem e tempere com mais sal e pimenta-do-reino se for necessário. Sirva com as folhas das ervas frescas salpicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário