quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O Hambúrguer Perfeito

Geeeente, eu descobri que é possível fazer um bife de hambúrguer caseiro delicioso, pode testar a receita que vai valer a pena. Garanto.

" Hambúrguer feito em casa, caras mães, é uma opção muito saudável para o dia a dia. Especialmente se for sem pão, servido com salada e, óbvio sem batata frita".  Então motivos não faltam para preparar já esse bife de hambúrguer suculento!


Serve 4 pessoas.

Atenção: o tamanho perfeito do bife individual é 180 g. Por isso se você não tem uma balança, peça ao açougueiro para embalar a medida  exata num saquihno. Assim se você vai fazer para 4, peça 4 saquinhos separados ou 
720 g e depois divida em 4 partes iguais.

  • 720 g de fraldinha moída no dia com gordura e em temperatura ambiente (pelo menos 20% do peso total deve ser de gordura, isso garante liga à carne, por isso você não vai precisar acrescentar ovo e farinha, e seu hambúrguer vai ficar com um sabor incrível).
  • 2 colheres (sopa) de água vai deixá-lo crocante por fora e macio por dentro.
  • sal a gosto 
  • 2 colheres (sopa ) de azeite

1. Em uma tigela coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para que ele fique alto. 

2. Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne para não inchar muito ao cozinhar

3. Espalhe um pouco de azeite numa frigideira antiaderente grande que tenha tampa. Leve ao fogo alto, coloque dois bifes, tempere generosamente com sal o lado que ficou para cima, se quiser pode colocar pimenta do reino moída na hora também. Tampe, deixe dourar por 1 minuto NEM PENSE EM PRESSIONAR A CARNE. quanto mais arejada melhor. Vire, tempere o outro lado e deixe cozinhar mais um minuto.

Para a carne mal passada deixe um total de 4 minutos, virando de minuto em minuto.
Ao ponto são 6 minutos.

O acompanhamento você escolhe ( molhos, saladas, pão, queijo...)