quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Efeitos - Fadiga/Fraqueza

Como dito anteriormente, um dos sintomas ou efeitos colaterais mais comuns de quem trata com quimioterapia é o demasiado cansaço e fraqueza. Geralmente o corpo não aguenta muita coisa, são alguns dias querendo só cama, eu não conseguia nem assistir TV...

Segundo a Dra. Stella Sala Soares Lima, os pacientes relatam sensação de extremo cansaço mesmo logo após acordar. Esse sintoma pode ser gerado por outros sintomas secundários ao tratamento quimioterápico, tais como anemia, perda de apetite, efeito de medicações de suporte.
Independe do tipo de quimioterapia, dose, número de sessões, etc. É extremamente subjetivo.

Manejo (Dica da Especialista)
Não há como prevenir essa reação e não existe um tratamento específico. O ideal é que o paciente se poupe de atividades com alto gasto de energia, durma regularmente e tente se alimentar o melhor possível.

Soninho do Bem


A dica aqui, não poderia ser outra: respeite seu corpo, se ele está pedindo descanso, descanse! Dormir ajuda na recuperação rápida, e outro lado bom é que quando estamos dormindo escapamos das outras reações como enjôos e dores no corpo!!! Passar por isso não significa em nenhuma hipótese fazer corpo mole, faz parte do processo e do tratamento, por isso mesmo temos o direito de licença saúde, para que possamos nos recuperar da melhor forma possível.

"Nada como um dia após o outro e uma noite bem dormida no meio" e nesse caso a ordem os fatores não altera o produto... rsrs

 Bjos e bons sonhos!