quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Risoto de Beterraba

" A situação é um jantar a dois... Em casa. Sem drama: além da cor intensa deste risoto, que cria um clima sedutor no ato, a receita foi pensada  para duas pessoas. E o resultado é surpreendentemente leve . Quem quer comida pesada numa hora dessas? Rita Lobo



PARA O CALDO
4 beterrabas
1 cebola roxa
1 cenoura
1 talo de salsão
1 folha de louro
2 cravos da índia
pimenta do reino
1 litro de água

1. Descasque as beterrabas, a cebola e a cenoura. Corte o salsão ao meio, a cenoura em 3 pedaços e a cebola em 4 partes. Numa tábua, corte a beterraba em cubos de + ou - 1cm
2. Numa panela, coloque a água, junte os legumes, o louro, os cravos e tempere com um pouco de pimenta do reino. Leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
3. Passe o o caldo pela peneira, volte à panela e reserve 2 colheres (sopa) da beterraba em cubinhos. O restante pode ser usado em outra penetração. Descarte a cebola, a cenoura e o salsão.


PARA O RISOTO
1 xícara (chá) de arroz para o risoto
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola roxa
1/4 de xícara (chá) de vinho tinto
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
100 g de queijo (eu usei o canastra) mas serve minas, feta, requejão...
1 pitada generosa de açúcar
sal e pimenta do reino a gosto

1. Enquanto o caldo está no fogo, comece a preparar o risoto. Corte o queijo escolhido em cubos, se for requeijão separe algumas colheres dele. Reserve.
2. Descasque a cebola e pique bem fininho.
3. leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola , tempere com sal e 1 pitada generosa de açúcar. Baixe o fogo e vá mexendo até a cebola murchar.
4. Aumente o fogo novamente, junte o arroz e mexa bem por 1 minuto. Tempere bem com sal e pimenta do reino. (Lembre-se que o caldo não leva sal).
5. Coloque o vinho e mexa vigorosamente até evaporar.
6. Adicione uma concha do caldo de beterraba e mexa bem até secar. Repita o processo até o risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no meio, al dente. Se ainda não estiver no ponto, adicione mais caldo. Na última edição do caldo, não deixe secar completamente, o risoto deve ficar úmido.
7. Adicione o parmesão e misture bem. Acrescente a manteiga e mexa até derreter. Verifique o tempero.
8. Divida o risoto nos pratos em que irá servir. No centro de cada um coloque uma colherada da beterraba em cubos reservada do caldo, a metade do queijo e regue com azeite. Sirva a seguir.